Laboratório de Robótica - Pequenos Cientistas
No inicio de novembro iniciamos a mais uma atividade no departamento de reabilitação neuropsicológica. Estaremos utilizando deste instrumento para a reabilitação de pacientes através da Robótica – Projeto Pequenos
Este projeto de reabilitação através do laboratório de Robótica, Ciência multidisciplinar onde são aplicados conhecimentos diversos de microeletrônica (peças eletrônicas do robô), noções de computação (softwares), física cinemática (movimentos e articulações do robô), dentre outros saberes. Essas características, aliadas ao desenvolvimento prático de habilidades pessoais como: organização, raciocínio lógico, cooperativismo, senso de liderança e a criatividade na resolução de problemas, fazem da robótica uma inovadora ferramenta pedagógica para todas as faixas etárias.
Estamos iniciando e introduzindo esta ferramenta para auxiliar na reabilitação das Áreas cognitivas, tais como funções intelectuais , funções executivas, funções atencionais , funções de linguagem em especial compreensão verbal, funções visuo percepto motora, bem como funções mnemônicas tantos verbais quanto visou espaciais. Esta abordagem instrumental nos auxiliará com treino de reabilitação neurocognitiva, auxiliando no crescimento e desenvolvimento dos pacientes de forma leve, saudável e agradável.
A Área emocional se beneficiará com a melhora das áreas funcionais e auto imagem, com equilíbrio e reconhecimento do seu real potencial.
As sessões sao ministradas semanalmente para que os pacientes possam aproveitar ao máximo essa ferramenta e desenvolver suas capacidades cognitivas de forma tranquila
Trabalhos para serem desenvolvidos junto aos pacientes.
Com vasta experiência em automação, o professor Peter Grytz irá apresentar , aos os pacientes o conhecimento da base técnica, materiais, peças e ferramentas, planejamento e elaboração de pequenos projetos que possam ser desenvolvidos dentro do universo de um laboratório clinico.
Os primeiros robôs são montagens bem simples e vão evoluindo em complexidade, incorporando novos sensores, engrenagens, motores e principalmente novos conceitos.
O objetivo deste trabalho é apresentar a robótica como mais uma possibilidade tecnológica para ser utilizado em reabilitação auxiliando no crescimento do paciente Essa tecnologia, vem ganhando espaço e aos poucos desvendando contribuições relevantes para o processo de ensino e aprendizagem.
O professor orienta os pacientes e este trabalho visa a colaboração, onde deve haver pequenos desníveis de conhecimento para haver trocas significativas.
As sessões terão como objetivo especificar o que é robótica, e os trabalhos no laboratório auxiliarão no desenvolvimento e funções do grupo na construção e programação de pequenos robôs movidos a bateria solar ou similar
A programação exige não só o domínio de um novo código linguístico, mas também a capacidade de resolver problemas, fazer previsão de problemas futuros e de possíveis soluções.
Ao testar o robô, o paciente terá um retorno do conjunto, que poderá levá-lo a reformular a sua capacidade cognitiva e funcional.
Os atendimentos psicológicos serão acompanhados com cada psicóloga que faz parte do tratamento multidisciplinar. O professor terá a função de auxiliar no projeto e montagem dos robôs sendo a responsabilidade clinica (área emocional) das psicólogas de base.Tal projeto tem a finalidade de integrar a técnica de robótica a pratica e desenvolvimento clinico, auxiliando o crescimento e desenvolvimento ao paciente tanto a nível clinico quanto funcional.
Em resumo,o projeto tem o objetivo de incentivar a criação, o desenho, o desenvolvimento, a programação e a utilização de um robô, que está intimamente interligada com a solução de problemas do “mundo real”, podendo dar a cada um deles um embasamento sólido para o desenvolvimento de seus próprios projetos. Serão utilizados protocolos específicos para auxiliar no desenvolvimento de Atividades de treinos cerebrais em Funções executivas, funções atencionais, funções mnemônicas viso espaciais e verbais, funções visuo construtivas, e habilidade motoras fina. Destina-se a reabilitação de áreas cognitivas prejudicadas de crianças e adolescentes com dificuldades em aprendizagem e leves limites intelectuais e ou cognitivos , pacientes com TDAH (transtorno de déficits de atenção e hiperatividade) - TEA Leve (Transtorno do Espectro autista) – Distúrbios de aprendizagem – dificuldade motora fina, distúrbios comportamentais (ansiedade – depressão – auto-estema rebaixada etc..)
Projeto / criação e execução
Professor Peter Grytz
Neuropsicóloga Marilene Simioni CRP 06/17.493
Técnicos auxiliares –– Equipe Multidisciplinar – suporte clinico (Psicólogos – fonoaudiólogos – psicopedagogos)